VISITE IGREJAS DO RIO DE JANEIRO

VISITE IGREJAS DO RIO DE JANEIRO
http://www.igrejasdoriodejaneiro.com.br/

sábado, 25 de julho de 2020

São Cristóvão

São Cristóvão
 
No dia 25 de Julho é comemorado o dia do padroeiro dos motoristas e viajantes, São Cristovão. Mas você sabe porque ele tem esse título? O nome Cristovão não é o seu nome de batismo e carrega o significado de “condutor de Cristo” além de também representar uma das devoções mais populares e antigas da Igreja Católica e do Brasil.

História

Seu verdadeiro nome era Réprobo e pouco se sabe sobre a sua origem. Diz-se que ele era um homem muito alto, forte, da linhagem Cananéia e por conta disso, sua profissão era ser um guerreiro. Graças ao seu porte físico, não havia um que o vencesse. Sua presença quase sempre era sinônimo de vitória.

Mas algo um dia perturbou a mente de Cristovão. Enquanto servia o Rei de Canaã, se deu conta que ele deveria trabalhar para o maior rei de todos, o mais poderoso, e saiu em busca dessa figura. Encontrou um rei mais forte e passou a servi-lo.

Em uma das festas do reino, durante uma festa, algumas cantigas e canções estavam sendo cantadas para o rei e continham em sua letra citações ao demônio. Toda vez que era citado, o rei fazia o sinal da cruz. Intrigado, Cristovão perguntou ao rei do que se tratava aquele sinal e ele disse que era uma proteção contra qualquer má intenção ou coisas ruins vindas daquela figura. Sendo assim, Cristovão concluiu que o demônio era mais poderoso que o rei e por isso devia servi-lo.

Saiu em mais uma jornada atrás de seu novo “mestre” e durante sua caminada por um deserto o encontrou. Enquanto caminhavam juntos, Cristovão notou que o demônio ao avistar uma cruz, desvio o caminho e percorreu uma distância muito maior afim de não passar perto dela. Cristovão, intrigado, questionou o demônio que confessou: “Houve um homem chamado Jesus Cristo que, por meio de Sua morte na Cruz, trouxe a salvação para a humanidade, e quando vejo Seu sinal, fico apavorado e fujo dele”.

Na mesma hora, Cristovão entendeu que era a Jesus Cristo era mais poderoso e por isso saiu em uma busca incansável ao seu novo Senhor. Durante a caminhada, encontrou um senhor e perguntou como poderia encontrar Jesus Cristo. O velho eremita disse que ele deveria jejuar e orar, mas Cristovão disse que não seria possível. Sendo assim, o eremita pediu que ele se instalasse a beira de um rio que existia ali perto, de travessia dificil, para ajudar a todos que quisessem passar por ele e por amor a Jesus Cristo iniciou a sua missão.

Dia e noite ajudava as pessoas a atravessar o rio, até que em uma noite escutou uma criança chamá-lo para ajudá-la a atravessar a margem do rio. Cristovão colocou a criança nos ombros e iniciou a travessia. A criança era tão pesada que Cristovão, mesmo forte, temeu se afogar e por várias vezes pensou estar carregando o mundo nas costas. Ao deixar a criança do outro lado do rio, comentou sobre o seu peso e eis que teve a sua revelação: “Bom homem, respondeu-lhe o menino, não te espantes, pois não só carregaste o mundo inteiro como também o dono do mundo. Eu sou Jesus Cristo, o Rei que estás a servir neste mundo, e, para que saibas que digo a verdade, põe teu cajado no chão junto à tua casa e amanhã verás que ele estará coberto de flores e de frutos”.

O milagre do cajado de São Cristovão

Depois desse dia, Cristovão partiu para Lícia ao encontro de cristãos que estavam presos. Quando foi descoberto, apanhou muito de seus perseguidores e quando todos achavam que ele seria derrotado, jogou o seu cajado no chão pedindo a Jesus Cristo que o florisse novamente. E assim aconteceu, diante de mais de 8 mil pessoas.

Imediatamente Cristovão foi levado ao rei, que tentou de todas as maneiras fazer com que desistisse e renunciasse a sua fé mas ele permanceu inabalável. Sua fé era tão forte quanto o seu corpo. O rei ainda tentou fazê-lo pecar, mas foi em vão. Depois de várias tentativas, o rei mandou executá-lo e Cristovão morreu decapitado.

 Após esse episódio, a fama de Cristovão espalhou-se muito rapidamente atingindo assim mais e mais devotos ao longo do mundo.

O padroeiro dos motoristas

Após o episódio da criança no rio, Réprobo assumiu o nome de Cristovão (carregador de Cristo) e por isso é considerado o padroeiro dos motoristas, condutores e viajantes já que um dia carregou o menino Jesus nos ombros.
Sua imagem representa exatamente esse momento: o menino Jesus em seus ombros e o cajado na mão.

Oração à São Cristóvão

Dai-me, Senhor, firmeza e vigilância no volante para que eu chegue ao meu destino sem acidentes.
Protegei os que viajam, a todos, e a dirigir com prudência, e que eu descubra vossa presença na natureza, nas rodovias, nas ruas, nas criaturas, e em tudo aquilo que me rodeia.

.....

SIGNIFICADO E SIMBOLISMO DE SÃO CRISTÓVÃO

São Cristóvão é o padroeiro dos viajantes e dos transportadores. Filho de um rei em Canaã, terra de pagãos, recebeu o nome de Reprobus. Quando cresceu tornou-se um homem muito alto e forte. Por isso, decidiu procurar homens mais fortes do que ele para servi-los. Encontrou um rei poderoso e forte, mas este tinha medo do diabo. Então, Reprobus decidiu servir a outro que dizia ser o próprio satanás. Porém, observou que satanás tinha medo da cruz e de tudo o que dizia respeito a Jesus Cristo. Por isso, Reprobus resolveu servir ao Senhor Jesus. Um monge catequizou-o na fé cristã e Reprobus foi batizado. Decidiu morar à margem de um rio muito perigoso para fazer a travessia de pessoas, as quais levava em seus ombros. Certo dia transportou um menino que ficava cada vez mais pesado à medida que Reprobus o levava. Reprobus sentia estar levando todo o peso do mundo em seus ombros. Ao final da travessia, o menino revelou ser o próprio Jesus, que confirmou-lhe a fé e a missão humilde de atravessar pessoas no rio perigoso. Daí o nome "Cristóvão", que significa: "Aquele que carrega Cristo". A partir de então, São Cristóvão via em todos os que atravessava a pessoa de Jesus. O amor com que São Cristóvão passou a exercer seu humilde serviço converteu a muitos na região. Por isso, ele foi preso. Não renegando sua fé, foi martirizado. Porém, São Cristóvão se tornou um dos santos mais conhecidos em todo o mundo. Vamos conhecer sua imagem.

A túnica verde
A túnica verde de São Cristóvão significa a esperança de São Cristóvão de estar a serviço do mais poderoso de todos: Jesus Cristo. A esperança cristã também carrega em si a certeza da vida eterna. Certeza esta que sustentou São Cristóvão na prisão, nas torturas e no martírio. O testemunho de São Cristóvão converteu a muitos.

O avental marrom de São Cristóvão
O avental marrom de São Cristóvão simboliza sua humildade e serviço. Sendo filho de um rei, tornou-se o executor de um serviço simples e humilde: atravessar pessoas num rio perigoso. Esta lição de humildade ajuda-nos a refletir: quem sou eu" Quais são minhas qualidades" O que posso fazer com as qualidades e talentos que Deus me deu" São Cristóvão encontrou na sua altura e força física qualidades que ajudavam os outros. Grande humildade e sabedoria.

O manto vermelho de São Cristóvão
O manto vermelho de São Cristóvão simboliza seu martírio. Tendo conhecido a Jesus Cristo, foi impossível negá-lo diante dos poderosos. Por isso, ele foi morto. O conhecimento de Jesus Cristo excede todo entendimento. Que São Cristóvão interceda por nós a graça de conhecer Jesus.

O menino Jesus
O menino Jesus nos ombros de São Cristóvão significa que cada vez que o santo atravessou alguém no rio, atravessou o próprio Jesus. "Tudo o que fizerdes ao menor dos pequeninos, é a mim que o fazeis" disse Jesus. A caridade e o amor que damos a alguém jamais será esquecido. Todas as vezes que ajudarmos a alguém, saibamos que estamos ajudando ao próprio Jesus. Que São Cristóvão interceda por nós a graça de sempre ajudarmos que quem precisa e com amor.

O globo na mão do Menino Jesus
O globo na mão direita do Menino Jesus simboliza que Jesus é o Senhor. Ele é o dono de tudo e de todos, o mais poderoso. São Cristóvão sentiu em seus ombros uma pequena parte do peso do mundo. Quem realmente tem o mundo em suas mãos é Jesus Cristo. São Cristóvão nos ensina que o cristão também compartilha um pouco do peso do mundo com Jesus. Nossos problemas, às vezes, tem o peso do mundo. Que saibamos leva-lo com a honra de São Cristóvão e com fé no Senhor Jesus.


Oração a São Cristóvão

"Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa do rio com tanta firmeza e segurança, porque carregavas nos ombros o Menino Jesus, fazei com que Deus esteja sempre presente em meu coração, para que eu tenha essa firmeza, segurança e responsabilidade no volante do meu carro, e terei também forças para corajosamente enfrentar todas as correntezas, venham elas dos homens ou do Espírito infernal. São Cristóvão, rogai por nós."




..................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITE A LOJA VIRTUAL PRAVOCESHOP

VISITE A LOJA VIRTUAL PRAVOCESHOP
https://www.elo7.com.br/pravoceshop